segunda-feira, novembro 04, 2013

O nosso limite : Timidez

Timidez...nem sempre é sinônimo de silêncio, mas às vezes existe a falta do olho no olho, falta de sinceridade e/ou verdade, em momentos delicados e decisivos.
Há de se entender que cada escolha promove uma consequência no mínimo, e quem sabe até uma série delas.
Não posso dizer que não compreendo, pois também tenho meus lapsos de timidez, mas isso não impede que eu responda a questionamentos alheios, sobre o que senti ou pensei. Desde cedo em conversas com uma psicóloga aprendi que não devemos ter medo de expor nossas opniões, pois falar evita a frustração futura de não ter sido escutado, ou possivelmente nos tornar mais seguros de alguma forma, pois não paramos de pensar frente a situações que aguçam nossa timidez, apenas nos retraimos. Este é o comportamento mais complicado, o de esconder nossa sabedoria, nossas palavras, ainda que pequenas, ainda que pausadas, ainda que diferentes ou surpreendentes.
Aprendi que se ganha mais com a coragem de enfrentar os medos, que com a covardia de se limitar. Pois na maioria das vezes você se torna seu próprio limite.
Toda essa conversa deve inspirar seus questionamentos sobre o que me aconteceu, quem eu conheci, onde encontrei esta timidez...mas acreditem, basta ver o outro para fazer um paralelo e notar que dentro de você existe um pouco dele.

Fico por aqui, com estas palavras bobas de uma discussão que posso julgar inútil, afinal timidez é timidez e se hoje eu escrevo aqui é porque penso e não consigo falar, pelo menos não na modalidade oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário